sexta-feira, 14 de maio de 2010

Teoria II - O Brasil possui bomba atômica?

Meu professor de Direito Internacional falava categoricamente que o Brasil há muito tempo possui a famigerada bomba atômica.

Esta é uma questão muito polêmica e provavelmente já passou pela cabeça de muita gente nas rodas de boteco.

As premissas são as seguintes:
* O conhecimento teórico sobre bombas nucleares não é mais segredo de nenhum estado e pode ser encontrado inclusive na Internet;
* O Brasil possui programa de energia nuclear, portanto, já tem experiência no enriquecimento do urânio desde o período militar (Angra I começou a ser construída no governo Médici e foi inaugurada em 1983);
* Considerando que muitos atos e fatos ocorridos durante a Ditadura Militar continuam ocultos, por razões de segurança nacional (inclusive, hodiernamente, as organizações de Direitos Humanos batalham pela abertura dos arquivos secretos do governo militar).

Tudo nos leva a crer que a possibilidade é muito grande.

A única barreira tecnológica refere-se aos mísseis que possam transportar as ogivas nucleares de modo que ofereça alguma ameaça para outras nações.

Uma arma nuclear, para ser eficiente, necessita de tecnologia suficiente para ultrapassar os escudos antimísseis das nações desenvolvidas. Do contrário, não passará de "projeto de feira de ciências". Esta é a deficiência do Brasil. Mesmo tendo tecnologia para construir uma bomba atômica, não possui tradição (nem tecnologia) na construção de foguetes, fato que dificulta e encarece muito o desenvolvimento de um projeto de defesa nuclear.

Se o Brasil realmente possuir armas nucleares, ao que tudo indica, os mísseis só poderiam ser adquiridos de outras potências, de modo que contra o fornecedor do equipamento, nosso país não conseguirá impor nenhum risco. Afinal, duvido muito que uma potência militar venderia algo pro Brasil, sabendo que pode ser usado contra ela mesma.

É muito comum ouvirmos, principalmente em época de eleições presidenciais, a máxima de que precisamos de uma bomba atômica para garantir a soberania brasileira.

Perguntemos: será que já não temos armas nucleares e por razões de segurança nacional, a informação está sendo sonegada, até como prevenção de retaliações internacionais?

É algo para se refletir!

Até a próxima Teoria.

Elvis Almeida

Um comentário:

  1. É... Essa ai tá mais pra uma teoria da conspiração. hehehe
    Acho que o Brasil não passa nem perto de ter uma.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...